DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Educação

Um indicador de extrema importância na educação é o quantitativo da população alfabetizada com idade maior ou igual a cinco anos. No caso do Ceará, em 2003, do total da população com idade maior ou igual a cinco anos 75,4% era alfabetizada, enquanto em 2008 essa percentual passou para 80,2%. Considerando a população alfabetizada por faixa etária, verifica-se que em 2008 a maior concentração está presente na faixa de 7 a 14 anos, vindo em seguida a faixa de 30 a 39 anos, representando 17,6% e 14,7%, respectivamente.

Com relação aos anos de estudo, verificou-se que em 2008, dentre as pessoas com 10 anos ou mais de idade, cerca de 16,9% se encontravam na classificação sem instrução e menos de 1 ano de estudo, enquanto apenas 4,0% apresentavam 15 anos ou mais de estudo.

Por definição, a matrícula inicial representa o número de alunos matriculados e efetivamente freqüentando a escola numa determinada série, no ano t, no Dia Nacional do Censo Escolar. Cabe ressaltar o crescimento, no Estado, da matrícula inicial do Ensino Médio passando de 379.145 em 2003 para 408.992 em 2008, sendo que a dependência administrativa estadual foi a única a contribuir positivamente para este crescimento das matrículas iniciais, respondendo por uma variação de 12,77%.

A taxa de escolarização líquida possibilita comparar o total de matrículas de determinado nível de ensino com a população na faixa etária adequada a este nível de ensino. A taxa de escolarização bruta pode assumir valores superiores a 100%, já que o total de matrícula no nível de ensino considerado pode ser superior à população com idade teoricamente adequada a este nível de ensino. Registrou-se no Ceará em 2008 os valores de 106,7% para a taxa de escolarização bruta do ensino fundamental e 94,2% para a taxa de escolarização líquida. Em relação ao ensino médio, a taxa de escolarização bruta correspondeu a 80,8% e a taxa de escolarização líquida registrou 50,4%.

A taxa de distorção idade-série expressa o percentual de alunos que concluem determinado nível de ensino, com idade superior à recomendada. No Brasil considera-se a idade de 7 anos como a idade adequada para ingresso no ensino fundamental e de 15 anos para ingresso no ensino médio. Portanto, é considerado um aluno com distorção idade-série aquele que concluiu o nível de ensino com idade superior a recomendada. No Ceará a taxa de distorção idade-série, no período de 2003-2008, passou no Ensino Fundamental de 37,4% para 11,2% e no Ensino Médio passou no mesmo período de 57,6% para 19,8%, representando uma melhora considerável deste indicador.

O número de cursos de graduação presenciais nas instituições de ensino superior apresentou um crescimento de 48,7% no Estado do Ceará, no período de 2003 a 2007. A distribuição geográfica destes cursos também sofreu relativa alteração, pois em 2003, 31,2% localizava-se no interior do Estado passando para 39,1% em 2007.

As tabelas e gráficos a seguir trazem indicadores do Estado do Ceará relacionados à área de Educação. .

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