DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Produto Interno Bruto

Esta seção apresenta indicadores macroeconômicos que refletem a riqueza do Estado do Ceará, no período de 2002-2007, a destacar: Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, Valor Adicionado a preços básicos e Produto Interno Bruto per capita.

A Tabela 16.1 apresenta os indicadores mencionados em valores correntes (R$) e taxas de crescimento (%) anual e acumuladas, para o período de 2002- 2007.

As Tabelas 16.2, 16.3, 16.4 e 16.6 apresentam informações sobre o Valor Adicionado Total, por setores econômicos (agropecuária, indústria e serviços) e atividades. Por Valor Adicionado, entende-se a riqueza gerada pelas atividades econômicas a preços básicos, ou seja, sem a inclusão dos impostos. Por sua vez, na Tabela 16.5 estão os valores correntes (R$) do PIB a preços de mercado do Estado, para Região Metropolitana de Fortaleza e alguns municípios selecionados, para os anos de 2002 a 2007. O PIB a preços de mercado representa a soma dos bens e serviços finais produzidos nos limites territoriais de uma região, em um dado período de tempo, incluindo-se os impostos líquidos de subsídios.

Nesta seção destaca-se, ainda, na Tabela 16.7, o Produto Interno Bruto per capita, que representa a relação do PIB total e a população total, para o Estado e municípios selecionados.

Leia todo o estudo: