CARACTERIZAÇÃO TERRITORIAL

Caracterização Territorial: Limites, Regionalizações e Meio Ambiente

O Estado do Ceará possui uma área de 148.825,6 km2, correspondendo a 9,58% da Região Nordeste e a 1,75% da área do Brasil. O Ceará possui como limites ao Norte o Oceano Atlântico, ao Sul o Estado de Pernambuco, ao Leste os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba e a Oeste o Estado do Piauí. Sua posição geográfi ca o favorece devido à proximidade em relação à regiões como o Continente Africano, a América do Norte e a Europa permitindo excelentes condições para o desenvolvimento do comércio exterior e do turismo internacional.

O Ceará apresenta 93% de seu território em região do semi-árido nordestino, com clima predominantemente Tropical Quente Semi-Árido, abrangendo uma área de 101.001,9km2, ou seja, 67,9% do Estado, cobrindo um total de 98 sedes municipais.

O Estado apresenta solos férteis; entretanto, geralmente apresentam-se com pouca profundidade, escassez hídrica, pedregosidade e tendência à erosão. Isso deve ser tomado como obstáculo a ser ultrapassado através de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de práticas conservacionistas e de atividades ligadas à agricultura, o que levaria a um amplo aproveitamento de tais áreas.

Quanto à vegetação, a caatinga é a mais abrangente, ocupando 69,2% da área total do Estado. Além da área litorânea e da caatinga, o Ceará abriga importantes regiões serranas, algumas com picos cujas altitudes excedem os 1.000 metros, como, por exemplo, o Pico Alto de Guaramiranga, com uma altitude de 1.112m, e o Pico da Serra Branca em Monsenhor Tabosa, com 1.154m. Com relação à evolução político-administrativa, em 1940 existiam 87 municípios, saltando em 2009 para 184 municípios, ou seja, um crescimento de 111,5%. Quanto à Região Metropolitana de Fortaleza, ao analisar a sua evolução político-administrativa, observa-se que em 1973 existiam 5 municípios, passando, em 2009, para 15 municípios, refl etindo um crescimento acumulado da ordem de 200,0%.

Leia todo o estudo: