DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Turismo

Nestes últimos anos, o setor turístico vem ganhando grande expressividade nas economias em virtude de sua larga escala de crescimento, tanto do ponto de vista da oferta como do ponto de vista da demanda. Do lado da oferta, os investidores vêm concentrando grandes recursos no setor acreditando no seu potencial produtivo, enquanto do lado da demanda a busca por uma melhor qualidade de vida através do lazer vem sendo uma busca constante na vida das pessoas.

No caso do Estado do Ceará, é fato o grande potencial produtivo deste setor em virtude de suas características naturais e dos largos investimentos ocorridos na região. De maneira mais específica pode-se dizer que, a capital cearense, Fortaleza, é uma cidade inserida no calendário turístico internacional. De fato, a tabela 23.1, da presente seção, corrobora com tais expectativas mostrando a larga expansão da demanda turística na cidade ao longo do período 2003-2008 em nível mensal e anual. Observa-se que em 2003 a demanda turística via Fortaleza estava em 1.550.857, crescendo em 2008 em torno de 40,5%. Além do mais, a tabela 23.2 mostra que a demanda turística fortalezense é resultante de todas as regiões geográficas brasileiras e países de notável desenvolvimento econômico, prova também de uma grande qualidade dos serviços aqui prestados.

Do ponto de vista da oferta, a tabela 23.3 apresenta os meios de hospedagem de Fortaleza em número de estabelecimentos, unidades habitacionais e leitos para os Hotéis, Pousadas, Apart hotéis (flats) e Albergues nos anos de 2003 e 2008. De certa forma, a presente tabela descreve uma estagnação na categoria de estabelecimentos na medida em que o número de Hotéis não apresentam expansão, enquanto que as Pousadas e os Apart hotéis apresentam uma contração em um período de cinco anos. Porém, verifica-se um acréscimo no de leitos no mesmo período.

Nas tabelas 23.4, 23.5 e 23.6 estão disponíveis algumas estatísticas da conjuntura turística de Fortaleza. As duas primeiras consideram os hóspedes registrados nos meios de hospedagem de Fortaleza por categorias dos estabelecimentos e em nível mensal e anual. Já a tabela 23.6 apresenta a taxa média de ocupação nos meios de hospedagem para cada mês dos anos de 2003 e 2008. A tabela 23.4, mostra a quantidade de hóspedes registrados em Fortaleza no período de 2003 a 2008, e constata-se que neste período houve um crescimento de 40,2%. Um aumento expressivo em apenas cinco anos.

Leia todo o estudo: