DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Intermediários Financeiros

A seção Intermediários Financeiros, de maneira simplificada, descreve algumas características do setor financeiro cearense, setor este de grande relevância em um processo de crescimento e desenvolvimento econômico, já que é um dos que compõem a dinâmica do crédito em uma economia.

Neste sentido, na tabela 24.1 pode-se ter uma idéia da solidez do sistema no Estado. De fato, a presente tabela descreve que, em um período de três anos, ou seja, 2005 a 2008, as instituições financeiras, sob a supervisão do Banco Central, tiveram uma relativa estabilidade, na medida em que não sofreram quebras ou falências neste período. Em 2005 existiam 405 instituições financeiras no ceará, passando em 2008 para 420 instituições financeiras sediadas no ceará, representando um crescimento em torno de 3,7%.

Ademais, a tabela 24.2 descreve que as operações de crédito, os depósitos à vista, a poupança e os depósitos a prazo seguiram uma tendência natural de crescimento, mostrando, assim, uma situação de equilíbrio institucional do setor. O que chamou a atenção foi o crescimento das operações de crédito realizadas no Ceará de 2003 a 2008, que obteve um expressivo crescimento em torno de 127,7% no período.

Leia todo o estudo: