DESENVOLVIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA

Rodovias

Em 2005, existiam 53.325,4km de rodovias, sendo que 43.418,6km eram não pavimentadas e 8.293,2km pavimentadas, ou seja, 81,4% e 15,5% respectivamente. Da extensão total das rodovias em 2005, 5,4% eram de jurisdição federal, 21,7% e 72,9% eram de jurisdição estadual e municipal respectivamente. Ocorre, porém, que no caso das rodovias municipais 71,6% são não pavimentadas.

Avaliando os dados de 2010, nota-se que houve uma elevação na extensão total das rodovias de 1,8%, totalizando 54.299,8km, onde o percentual de rodovias não pavimentadas recuou para 79,8%, enquanto que o percentual de pavimentadas passou para 16,1%. Já com relação às rodovias pavimentadas, houve um acréscimo significativo com relação a 2005, em torno de 5,4%, tendo em vista a política infraestrutural rodoviária posta em prática pelo Governo Estadual, onde o percentual da extensão de rodovias pavimentadas sob jurisdição estadual aumentou entre 2005 e 2010 em 7,6%, enquanto que sob jurisdição federal e municipal os percentuais mantiveram-se praticamente constantes, ocorrendo apenas pequenas oscilações.

Nessa perspectiva, analisando a jurisdição em relação à extensão total das rodovias, verificou-se que, em 2010, do total da extensão das rodovias, 6,7%, 21,7% e 71,7% pertenciam à jurisdição federal, estadual e municipal, respectivamente.

Comparando o período de 2005/2010, houve uma expansão relativa de 974,4km na extensão das rodovias, sendo que o grande potencializador desse aumento significativo foi em virtude das rodovias planejadas e pavimentadas, representadas, respectivamente, por 614,5km e 474,7km. Outro dado relevante no ano de 2010 é o fato de que nas rodovias municipais, 70,3% são não pavimentadas, com destaque para a categoria leito natural, que corresponde a 64,1% ou a 34.793,5km.


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