DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Produto Interno Bruto

Esta seção apresenta os resultados da economia cearense, nos anos 2005 a 2011, expressos pelo Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, que representa a soma do Valor Adicionado a preços básicos gerado pelas diversas atividades econômicas que compõem os setores da Agropecuária, Indústria e dos Serviços, acrescido dos impostos líquidos de subsídios.

A economia está apresentada em dois períodos. O primeiro engloba os anos de 2005 a 2009 com os resultados definitivos do PIB e do Valor Adicionados. No segundo momento a economia é observada no curto prazo por meio do PIB trimestral e é expressa apenas pelas taxas percentuais para os anos de 2010 e 2011.
Nesse contexto, a Tabela 16.1 apresenta o PIB pm, o VA a pb e o PIB per capita para o Ceará, nos anos 2005 a 2009. Nas Tabelas 16.2 e 16.3 constam a participação (%) setorial e as taxas de crescimento (%) dos três setores e suas atividades econômicas, respectivamente, no mesmo período.
A Tabela 16.5 apresenta os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado para os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e para os dezoito municípios com maiores valor de PIB. Por sua vez a Tabela 16.7 trás os valores do PIB per capita, que representa a divisão da riqueza gerada pela população residente da Região Metropolitana e seus municípios e para dezoito municípios selecionados. Os resultados estão disponíveis para os anos 2004 a 2009.

Os resultados mais recentes da economia cearense encontram-se evidenciados pelo PIB trimestral para os anos de 2010 e 2011, ainda são dados preliminares e que podem sofrer alterações, quando forem divulgados os resultados definitivos.



Leia todo o estudo: