CARACTERIZAÇÃO TERRITORIAL
Características Geográficas, Recursos Naturais e Meio Ambiente
O Estado do Ceará está situado na Região Nordeste do Brasil e tem como limites ao norte o Oceano Atlântico, ao sul o Estado de Pernambuco, a leste os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba e a Oeste o Estado do Piauí. Sua posição geográfica privilegiada o favorece devido à proximidade com o Continente Africano, a América do Norte e a Europa, permitindo excelentes condições para o desenvolvimento do comércio exterior e do turismo internacional.
O Ceará apresenta 93% de seu território submetido à influência da semiaridez, materializada por altas taxas de evaporação/evapotranspiração e baixos níveis pluviométricos. O clima predominante é o Tropical Quente Semiárido, cobrindo 98 das 184 sedes municipais.
No que tange ao solo, existem três tipos preponderantes. Os de maior ocorrência são os Neossolos com 36% da área do estado, seguidos pelos Argissolos e Luvissolos com 25% e 17%, respectivamente. De uma forma geral, os solos apresentam-se com pouca profundidade, deficiência hídrica, pedregosidade e vulnerabilidade a erosão, exigindo ações conservacionistas para melhor aproveitamento de suas potencialidades. Vale destacar que parte significativa desses solos apresenta-se degradada ou em áreas susceptível à desertificação.
Do ponto de vista fitoecológico, a caatinga é a mais abrangente, ocupando 69% da área do Estado. As unidades geoambientais representam a diversidade das paisagens, tendo em vista que além do litoral e dos sertões, abrigam regiões serranas, algumas com picos cujas altitudes excedem os 1.000 metros, como o Pico Alto de Guaramiranga (1.112m) e o Pico da Serra Branca (1.154m). Diante dessa heterogeneidade fisionômica e florística, torna-se importante a institucionalização de Unidades de Conservação nos diversos sistemas ambientais que compõem o Estado.
Com relação à divisão político-administrativa, o Ceará possui 184 municípios
e 20 Regiões Administrativas, dentre as quais estão a Região Metropolitana
de Fortaleza e a Região Metropolitana do Cariri com 15 e 9 municípios,
respectivamente.
Leia todo o estudo: