DESENVOLVIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA

Energia

Para que um Estado se desenvolva de forma sustentável é essencial estar bem desenvolvida sua infraestrutura energética.

Objetivando analisar o desenvolvimento da infraestrutura energética do Estado do Ceará, tem-se que uma variável significativa é o consumo de energia elétrica, em MWH. Esta variável pode ser dividida em várias classes, sendo as mais significativas, o Consumo de Energia Residencial e o Consumo de Energia Industrial. O primeiro mediria uma das dimensões do bem-estar social; o segundo, a dimensão produto. Naturalmente, o consumo pode ser associado a outra variável, também muito importante para a aferição do comportamento do setor de energia elétrica cearense: o Número de Consumidores.

No que diz respeito ao Consumo Total, constata-se que o consumo cearense cresceu no período de 2005 a 2010. Decompondo-se o Consumo Total, podese ver que a principal classe de consumo, em 2010, ainda é a residencial seguido da industrial.

Vale chamar a atenção para o papel desempenhado pela Região Metropolitana de Fortaleza, que representa mais da metade de todo o consumo cearense.

Tendo em vista que o consumo industrial de energia elétrica aumentou, enquanto o número de consumidores industriais diminuiu, pode-se conjecturar que a indústria cearense está se tornando mais sofisticada, por usar mais intensamente este tipo de insumo.

Leia todo o estudo: