DESENVOLVIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA

Recursos Hídricos

Em virtude principalmente das particularidades geológicas, geomorfológicas e climáticas do Ceará, é perceptível, de acordo com os sistemas ambientais, as potencialidades e limitações dos recursos hídricos no Estado, que se destacam perante a primazia do embasamento cristalino e das irregularidades pluviométricas do semiárido. Nesse contexto, o sistema de drenagem é caracterizado, predominantemente, pela intensa ramificação dos canais fluviais e pelo caráter intermitente sazonal da rede hidrográfica.

Dessa forma, as Bacias Hidrográficas que banham o Estado do Ceará são formadas, fundamentalmente, pelos Rios Acaraú, Banabuiú, Coreaú, Curu, Jaguaribe, Parnaíba e Salgado, e mais alguns rios que formam às bacias metropolitana e litoral, como os Rios Ceará, Choró, Cocó e Aracatiaçu, por exemplo. Juntas cobrem quase a totalidade do território cearense, com uma área aproximada de 148.825km².

Mesmo diante das peculiaridades das bacias de drenagens inseridas no contexto semiárido nordestino, destaca-se a importância do Rio Jaguaribe em relação ao suprimento de água para a população cearense, dado que as três bacias que tem como tronco o citado rio, respondem por aproximadamente 54% da capacidade de armazenagem de água no Estado do Ceará, algo em torno de 9,6 bilhões m³.

As 11 bacias hidrográficas que compõem o Estado do Ceará contemplam atualmente a existência de 133 Açudes (somente os monitorados pelo Programa de Gerenciamento das Águas Territoriais) no Estado em 2010. Ressalte-se que em 1998 existiam somente 85 deles, o que significa dizer que em um período de 12 anos foram construídos 48 açudes no Estado. Dado este esforço governamental, a Capacidade de Acumulação de Água nesses 133 açudes, é de 17,8 bilhões de metros cúbicos de água. Vale chamar a atenção que o volume de água armazenado, em 2010, atingiu a cifra de 12,0 bilhões de metros cúbicos. Em 2010, o volume de água armazenado alcançou a marca de 16,2 bilhões de metros cúbicos. Esta redução de 24,2% pode ser explicada devido ao baixo índice de chuvas registrado em 2010 quando comparado ao ano de 2009.

Destarte, merece menção especial o Açude Castanhão, localizado na bacia hidrográfica do Médio Jaguaribe, que com sua capacidade de armazenamento em torno de 6,8 bilhões de metros cúbicos, responde, sozinho, por cerca de 38% de toda a capacidade de armazenagem de água do Estado.

Em termos quantitativos, o número de açudes monitorados pelo Programa de Gerenciamento das Águas Territoriais encontra-se, sobretudo, nas bacias hidrográficas do Alto Jaguaribe, Banabuiú e Metropolitana, representando 40,6% dos açudes gerenciados no Estado, enquanto que a maior capacidade e volume de água dos principais açudes monitorados em 2010 pertencem à bacia hidrográfica do Médio Jaguaribe, como mencionado anteriormente.

Em relação à construção de poços, essencial para suprir a necessidade de água no Estado do Ceará, sobretudo nos locais com população difusa, merece destaque citar que em 2010 foram construídos 147 poços artesianos.


Leia todo o estudo: