Caracterização Territorial: Limites, Regionalizações e Meio Ambiente


O Estado do Ceará possui uma área de 148.825,6 km², correspondendo a 9,58% da nordestina e 1,75% da área do Brasil, tendo como limites o Oceano Atlântico (ao Norte), Pernambuco (ao Sul), Rio Grande do Norte e Paraíba (ao Leste) e, fi nalmente, o Piauí (à Oeste). Sua posição geográfi ca o favorece devido à proximidade em relação a regiões como o Continente Africano, a América do Norte e a Europa dando excelentes condições para o desenvolvimento do comércio exterior.

Ao determinar a maior e a menor distância em linha reta entre Fortaleza e as demais capitais do país, observa-se que Natal corresponde à menor distância, ou seja, 435,3 km, e Rio Branco à maior distância, 3.305,9 km. Quanto à Região Metropolitana de Fortaleza, ao analisar a evolução político-administrativa, observa-se que em 1973 havia 5 municípios, passando, em 2007, para 13 municípios, refl etindo um crescimento acumulado da ordem de 160,0%.

Segundo os dados do IBGE e IPECE, em 1940 o Ceará possuía 87 municípios, passando, em 2007, para 184 municípios, um crescimento de 111,5%, ou seja, dobrou o número de municípios do Estado em um período de 67 anos.

Em relação ao clima prevalecente no Estado do Ceará, o Tropical Quente Semi-Árido corresponde à 67,9% da área total do Estado representado por 98 municípios. Mas o Estado abriga em seus territórios importantes regiões serranas como o Pico da Serra Branca, com 1.154m; e o Pico Alto localizado em Guaramiranga, com 1.112m.

Das áreas degradadas susceptíveis ao processo de desertifi cação no Estado do Ceará, observa-se que a de situação mais perigosa é a do Município de Jaguaribe que representa 23,5% da área total, enquanto que a menos grave pertence ao Município de Limoeiro do Norte com apenas 0,4% da área total do município.


Leia todo o estudo: