Finanças Públicas


Esta seção apresenta dados referentes às Finanças Públicas do Estado do Ceará no âmbito de arrecadações de impostos, transferências, receitas e despesas.

Assim, a seção inicia-se com a tabela 27.1 descrevendo a arrecadação de impostos e contribuições federais no período 2002-2007 com base nos dados da Superintendência Regional da Receita Federal (SRRF). Além disso, a tabela 27.2 apresenta dados referentes à arrecadação do IPI para a Região Metropolitana de Fortaleza e outros municípios como forma de mensurar o grau de atividade industrial do Estado. Os dados são mais uma vez da SRRF.

Em termos de receita, as tabelas 27.3, 27.4, 27.5 e 27.6 fornecem informações em termos de realização para a administração direta e indireta e em forma de receitas correntes e de capital. Os dados aqui fornecidos são da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ).

Em termos de transferências da União para o Estado, tem-se disponível a tabela 27.7, enquanto as tabelas 27.8 e 27.9 apresentam dados no que se refere à arrecadação de ICMS por setores, atividades econômicas, Região Metropolitana de Fortaleza e alguns municípios (dados da SEFAZ).

Por fim, a seção finaliza com as tabelas 27.10, 27.11 e 27.12 com dados para Despesa Orçamentária estadual realizada em termos de despesas correntes e de capital para o total do Estado e administração direta e indireta. Os dados aqui apresentados têm como fonte também a SEFAZ.

Leia todo o estudo: