Desenvolvimento Econômico

Produto Interno Bruto

Esta seção apresenta alguns dos indicadores econômicos que procuram refl etir com certa fi dedignidade o grau de riqueza do Estado do Ceará nesses últimos anos. Para isso, tem-se em mão, por diferentes maneiras e para diferentes períodos, três agregados macroeconômicos que mensuram o grau de atividade de uma economia, a saber: Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, Valor Adicionado a preços básicos e Produto Interno Bruto per capita.

De maneira geral, a tabela 16.1 apresenta um conjunto de indicadores das três variáveis mencionadas para o período de 2002-2006 considerando o Estado como um todo.

De outra maneira, as tabelas 16.2, 16.3, 16.4 e 16.6 apresentam dados do Valor Adicionado para a economia em geral, assim como para os grandes setores da economia (agropecuária, indústria e serviços) e seus sub-setores. Por Valor Adicionado, entende-se o valor da produção menos o consumo dos bens intermediários.

Por sua vez, na tabela 16.5 estão os valores do PIB a preços de mercado para o total do Estado, para os Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e alguns municípios selecionados para os anos de 2002 a 2006 (em R$ mil). O PIB a preços de mercado é dado pela soma dos bens e serviços fi nais produzidos nos limites territoriais de uma região em um dado período de tempo, ou seja, é um indicador de atividade econômica que procura medir o grau de riqueza da localidade.

Outra forma de mensurar o grau de riqueza de uma região é através do Produto Interno Bruto per capita, que nada mais é que o PIB dividido pela população total da região. Na tabela 16.7 repete-se a estrutura da tabela 16.5, mas considerando-se agora dados do PIB per capita.

Leia todo o estudo: