DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
Educação
A Educação é um dos mais importantes itens para o desenvolvimento de uma nação. Neste contexto, um indicador bastante relevante é o quantitativo da população alfabetizada com idade maior ou igual a cinco anos. Para o Estado do Ceará, em 2004, do total da população com idade maior ou igual a cinco anos 76,88% era alfabetizada, enquanto em 2009 essa percentual aumentou para 81,16%. Analisando a população alfabetizada por faixa etária, verifi case que em 2009 a maior concentração está presente na faixa de 7 a 14 anos, vindo em seguida a faixa de 30 a 39 anos, representando 17,49% e 15,29%, respectivamente. Em relação à distribuição da população por sexo, 78,52% dos homens estão alfabetizados, enquanto que 83,60% das mulheres com mais de 5 anos já são alfabetizadas.
No tocante aos anos de estudo, constatou-se que em 2009, dentre as pessoas
com 10 anos ou mais de idade, cerca de 15,71% se encontravam na classifi
cação sem instrução e menos de 1 ano de estudo, enquanto apenas 4,19%
apresentavam 15 anos ou mais de estudo.
Por definição, a matrícula inicial representa o número de alunos matriculados
e efetivamente frequentando a escola numa determinada série, no ano t,
no Dia Nacional do Censo Escolar. A matricula inicial no Ensino Fundamental
reduziu-se 13,24% entre os anos de 2004 e 2009, saindo de 1.787.660 em
2004 para 1.550.930 em 2009. Por sua vez, a matricula inicial no Ensino
Médio cresceu 4,66% no período analisado, passando de 398.348 no ano de
2004 para 416.922 em 2009.
A taxa de escolarização líquida possibilita comparar o total de matrículas
de determinado nível de ensino com a população na faixa etária adequada
a este nível de ensino. A mesma é defi nida como sendo a relação entre
a matrícula dos estudantes na faixa etária adequada a determinado nível de ensino
e a população dessa mesma faixa etária. Registrou-se no Ceará, em 2009,
os valores de 91,6% para a taxa de escolarização líquida do Ensino Fundamental.
Em relação ao Ensino Médio, a taxa de escolarização líquida correspondeu
a 51,9%.
A taxa de distorção idade-série expressa a relação entre o número de alunos
em idade ideal matriculados em determinada série e o total de alunos matriculados
na mesma série. No Brasil, considera-se a idade de 6 anos como
a idade adequada para ingresso no Ensino Fundamental e de 15 anos para
ingresso no Ensino Médio. Portanto, é considerado um aluno com distorção
idade-série aquele que concluiu o nível de ensino com idade superior a recomendada.
Para o Estado do Ceará a taxa de distorção idade-série, no período
de 2004-2009, passou no Ensino Fundamental de 34,1% para 11,9% e no Ensino
Médio passou no mesmo período de 54,3% para 19,5%, representando
uma melhora considerável deste indicador.
No período de 2004 a 2008, houve um aumento de 43,09% no número de cursos
de graduação presenciais nas instituições de ensino superior. Analisando
a distribuição geográfi ca destes cursos, verifi ca-se que em 2004, 34,73%
dos cursos localizavam-se no interior do Estado passando para 38,65%
em 2008.
As tabelas e gráfi cos a seguir trazem indicadores do Estado do Ceará relacionados
à área de Educação.
Leia todo o estudo: