DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Educação

A Educação é um dos mais importantes itens para o desenvolvimento de uma nação. Neste contexto, um indicador bastante relevante é o quantitativo da população alfabetizada com idade maior ou igual a cinco anos. Para o Estado do Ceará, em 2004, do total da população com idade maior ou igual a cinco anos 76,88% era alfabetizada, enquanto em 2009 essa percentual aumentou para 81,16%. Analisando a população alfabetizada por faixa etária, verifi case que em 2009 a maior concentração está presente na faixa de 7 a 14 anos, vindo em seguida a faixa de 30 a 39 anos, representando 17,49% e 15,29%, respectivamente. Em relação à distribuição da população por sexo, 78,52% dos homens estão alfabetizados, enquanto que 83,60% das mulheres com mais de 5 anos já são alfabetizadas.

No tocante aos anos de estudo, constatou-se que em 2009, dentre as pessoas com 10 anos ou mais de idade, cerca de 15,71% se encontravam na classifi cação sem instrução e menos de 1 ano de estudo, enquanto apenas 4,19% apresentavam 15 anos ou mais de estudo.

Por definição, a matrícula inicial representa o número de alunos matriculados e efetivamente frequentando a escola numa determinada série, no ano t, no Dia Nacional do Censo Escolar. A matricula inicial no Ensino Fundamental reduziu-se 13,24% entre os anos de 2004 e 2009, saindo de 1.787.660 em 2004 para 1.550.930 em 2009. Por sua vez, a matricula inicial no Ensino Médio cresceu 4,66% no período analisado, passando de 398.348 no ano de 2004 para 416.922 em 2009.

A taxa de escolarização líquida possibilita comparar o total de matrículas de determinado nível de ensino com a população na faixa etária adequada a este nível de ensino. A mesma é defi nida como sendo a relação entre a matrícula dos estudantes na faixa etária adequada a determinado nível de ensino e a população dessa mesma faixa etária. Registrou-se no Ceará, em 2009, os valores de 91,6% para a taxa de escolarização líquida do Ensino Fundamental. Em relação ao Ensino Médio, a taxa de escolarização líquida correspondeu a 51,9%.

A taxa de distorção idade-série expressa a relação entre o número de alunos em idade ideal matriculados em determinada série e o total de alunos matriculados na mesma série. No Brasil, considera-se a idade de 6 anos como a idade adequada para ingresso no Ensino Fundamental e de 15 anos para ingresso no Ensino Médio. Portanto, é considerado um aluno com distorção idade-série aquele que concluiu o nível de ensino com idade superior a recomendada. Para o Estado do Ceará a taxa de distorção idade-série, no período de 2004-2009, passou no Ensino Fundamental de 34,1% para 11,9% e no Ensino Médio passou no mesmo período de 54,3% para 19,5%, representando uma melhora considerável deste indicador.

No período de 2004 a 2008, houve um aumento de 43,09% no número de cursos de graduação presenciais nas instituições de ensino superior. Analisando a distribuição geográfi ca destes cursos, verifi ca-se que em 2004, 34,73% dos cursos localizavam-se no interior do Estado passando para 38,65% em 2008.

As tabelas e gráfi cos a seguir trazem indicadores do Estado do Ceará relacionados à área de Educação.

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