DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Cultura

O Governo do Estado tem realizado um grande esforço para a preservação e restauração dos monumentos históricos e arquitetônicos do Ceará. Assim, o Estado apresenta, em 2009, um total de 66 monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), todos em perfeito estado de conservação. Destes monumentos, 32 estão localizados em Fortaleza e 34 no interior. Ali, pontificam as cidades de Aracati e Aquiraz, com quatro e três monumentos tombados, respectivamente.

Analisando os dados entre os anos de 2004 e 2009, verifica-se que, neste período, o número de bibliotecas permaneceu inalterado, com um total de 192 bibliotecas. Já o número de teatros e museus, apresentou sensível aumento. De fato, o número de teatros aumentou, neste período, em 52,1%; enquanto o número de museus aumentou 9,6%. Em termos quantitativos, em 2009 registrou-se 73 teatros e 103 museus no Estado do Ceará.

Em relação aos projetos culturais beneficiados pelo Fundo Estadual da Cultura (FEC), verificou-se um crescimento acumulado no período 2004-2009 da ordem de 586%. Os principais projetos beneficiados foram os relacionados ao patrimônio histórico e artístico e os projetos relacionados às artes cênicas.

Leia todo o estudo: