Caracterização Territorial: Limites, Regionalizações e Meio Ambiente

Como um dos 27 membros da República Federativa do Brasil, o Estado do Ceará possui uma área de 148,83 mil km2, correspondente a 1,74% do território nacional, o que lhe confere a décima sétima posição dentre os estados brasileiros, e 9,57% da região Nordeste, ocupando a quarta posição dentre os estados desta região.

Os pontos extremos são os Municípios de Jijoca de Jericoacoara (ao Norte), Penaforte (Sul), Icapuí (Leste) e Granja (a Oeste). Suas divisões limítrofes englobam os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí além do Oceano Atlântico. A proximidade do Estado do Ceará em relação a outros continentes, como a Europa, a América do Norte e a África, favorece sua inserção no comércio e turismo internacionais.

Com relação à evolução político-administrativa, em 1940 existiam 87 municípios, saltando em 2006 para 184 municípios, ou seja, um crescimento de 111,5%.

O Ceará apresenta 93% de seu território em região do semi-árido nordestino, com clima predominantemente Tropical Quente Semi-Árido, que abrange uma área de 101.001,9km2, ou seja, 67,9% do Estado, alcançando um total de 98 sedes municipais.

O Estado apresenta solos férteis, entretanto, geralmente apresentam-se com pouca profundidade, escassez hídrica, pedregosidade e tendência à erosão. Isso deve ser tomado como obstáculo a ser ultrapassado através de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de práticas conservacionistas e de atividades ligadas à agricultura, o que levaria a um amplo aproveitamento de tais áreas.

Quanto à vegetação, a caatinga é a mais abrangente, ocupando 69,2% da área total do Estado. Além da área litorânea e da caatinga, o Ceará abriga importantes regiões serranas,algumas com picos cujas altitudes excedem os 1.000 metros, como, por exemplo, o Pico Alto de Guaramiranga, com uma altitude de 1.112m, e o Pico da Serra Branca em Monsenhor Tabosa, com 1.154m.

A conservação ambiental no Estado do Ceará é feita pelos parques e reservas florestais, onde constata-se que do total de 3.157.617ha de área preservada, no âmbito onde a unidade de conservação é Federal, a APA da Serra de Ibiapaba é o grande destaque com 1.592.550ha; no caso em que a unidade de conservação é Estadual o destaque é a APA da Serra de Baturité, com 32.690ha.

Leia todo o estudo: