QUALIDADE DE VIDA

As estatísticas disponíveis no Anuário Estatístico do Ceará 2011 fornecem elementos que possibilitam o conhecimento de importantes aspectos socioeconômicos das condições de vida da população cearense, permitindo auxiliar na identificação de demandas para a implementação de políticas públicas e monitoramento do exercício pleno da cidadania.

Nessa perspectiva, encontram-se os indicadores da seção Qualidade de Vida, tendo em vista o viés sistêmico para retratar a realidade social no Estado do Ceará a partir da agregação de oito itens, que são mencionados a seguir: Educação; Saúde; Trabalho e Rendimento; Previdência e Assistência Social; Eleições e Representações de Classes; Justiça e Segurança Pública; Cultura e Índices de Desenvolvimento.

Na seção Saúde, destacam-se alguns indicadores, como a taxa de mortalidade infantil e a taxa de mortalidade materna, que a cada ano se apresentam com reduções, graças a programas implementados pelo Governo do Estado do Ceará nas últimas décadas, como o de Agente de Saúde e o Saúde da Família, melhorando a qualidade de vida da população, sobretudo das camadas mais carentes. Na saúde, as informações apresentadas nos indicadores têm como base os dados produzidos pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

A seção Educação constitui-se num dos elementos mais importantes para o desenvolvimento econômico de uma região. Nesse sentido, o IPECE teve a preocupação de mostrar a evolução desse segmento no Estado, mediante indicadores que retratam os dados de população por anos de estudos, estabelecimentos educacionais, números de docentes e discentes nas diversas categorias e dependência administrativa. Destacam-se, ainda, indicadores de resultados, como o grau de escolarização, de evasão, de distorção, para citar-se somente alguns.

Com relação ao item Índice de Desenvolvimento o Anuário Estatístico trás quatro índices de desenvolvimento, sendo que três são calculados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e um é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que é o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Os outros três calculados pelo IPECE são: IDM - Índice de Desenvolvimento Municipal, o Índice de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O), o Índice de Desenvolvimento Social de Resultado (IDS-R).