FISIOGRAFIA

O item Fisiografia apresenta uma descrição sinóptica para o Estado do Ceará a partir da perspectiva de um todo integralizado, sendo subdividido em cinco subseções: Posição e Extensão do Território, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Divisão Político-Administrativa e Regional, Características dos Municípios e os Mapas Temáticos.

Com relação à Posição e Extensão do Território, vale destacar que os indicadores fisiográficos são representados por tabelas que mostram diversas características inerentes ao Estado do Ceará, como: área e extensão territorial, limites administrativos em nível Municipal, Estadual, Regional e Nacional, pontos extremos e as distâncias em linha reta entre Fortaleza e capitais do Brasil e dos municípios cearenses.

Os Recursos Naturais e Meio Ambiente estão disponibilizados de forma a destacar as reservas dos elementos minerais metálicos e não-metálicos em potencial, assim como dados pertinentes a precipitação pluviométrica, altimétrico, solos, bacias hidrográficas, unidades fitoecológicas, espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, áreas degradadas susceptíveis ao processo de desertificação e, finalmente, os grupos indígenas e áreas de preservação permanente.

A subseção que trata da Divisão Político-Administrativa e Regional mostra importantes aspectos da evolução político-administrativa do Ceará, da Região Metropolitana de Fortaleza, bem como, as regionalizações e as divisões territoriais adotadas no Estado do Ceará.

Com relação às Características dos Municípios no Estado do Ceará, são destacados quantitativamente os municípios com áreas de interesses específicos, os municípios cearenses inseridos no contexto semi-árido brasileiro, bem como a terminologia gentílica adequada para cada município.

Na subseção Mapas encontraremos os mapas temáticos que visam através de um contexto espacial representar as tabelas mostradas nas subseções que pertencem a seção Fisiografia.