ATIVIDADES ECONÔMICAS

Levando em consideração a dinâmica das economias ao longo dos anos decorrentes das variações técnicas-científicas e informacionais, as Atividades Econômicas dos três principais setores da economia vêm apresentando mudanças na participação relativa na composição do resultado final.

O setor agropecuário, embora detenha uma modesta participação no produto, devido aos ganhos de produtividade do setor, apresenta um grande dinamismo visto a variabilidade de dados nas tabelas apresentadas referente a ele. As estatísticas das atividades agropecuárias estão apresentadas em tabelas com dados estaduais e municipais, destacando-se a estrutura fundiária, além da área e produção dos principais produtos agrícolas e de produção animal.

No tocante ao setor industrial, os indicadores disponíveis no Anuário Estatístico 2011 possibilitam um indicativo da expectativa de crescimento a curto e médio prazo da economia, já que os dados exibidos são ligados as variáveis que compõem o produto como, por exemplo, consumo e investimento (elementos propulsores de demanda interna) e exportações (elementos de demanda externa).

Em relação às variáveis de longo prazo, ligadas aos setores de infra-estrutura, os subitens transportes e comunicação podem servir de termômetro, em virtude de serem projetos de maior maturação.

Entretanto, é o setor de serviços que vêm refletindo as maiores transformações recentes e, de forma não diferente, também na economia cearense. O setor turístico, dada as condições litorâneas do Estado, sintetiza bem a dinâmica do setor. Nesse sentido, nota-se que as subseções Intermediárias Financeiros, Administração Pública e Prestação de Serviços já refletem resultados mais modestos e positivo referente ao setor.

Vale mencionar que os dados sobre fluxo turístico foram fornecidos pela Secretaria do Turismo (SETUR) e pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO), mostrando o número de hóspedes nos meios de hospedagem e quantifica a demanda turística para o Ceará, mês a mês e sua procedência, por região do país, no caso dos turistas nacionais, e por país de origem, no caso dos estrangeiros. Além de fornecer a taxa de ocupação na rede hoteleira.

Por fim, são apresentados alguns mapas temáticos tendo em conta as diversas Atividades Econômicas do Estado do Ceará.