CONTAS REGIONAIS

As informações referentes às Contas Regionais descrevem, primordialmente, o volume de riqueza produzido no Estado bem como sua evolução, estrutura e distribuição entre os municípios. Neste contexto, os indicadores sintetizam a economia do Ceará mediante um conjunto de informações que possibilitam tanto o conhecimento das características e transformações estruturais como o acompanhamento de sua evolução nos curtos e médios prazos.

Nesta seção, são apresentadas as séries históricas do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. A análise do PIB representa um importante indicador no que concerne à evolução socioeconômica de um Estado, Região ou país, haja vista a possibilidade de mensurar a produção total do Estado num determinado período de tempo. Ressalta-se ainda que a mesma série está disponível em termos de produto per capita, ou seja, a produção total do Estado em termos de sua população total.

Deixando de lado as imperfeições de medida, o PIB continua sendo o agregado macroeconômico de melhor mensurabilidade da riqueza de uma localidade (Estado, País, Região ou Município).

Outra referência importante e disponível é o Valor Adicionado (VA) a preços básicos, onde o cômputo do produto exclui o total de impostos, ou seja, a produção gerada apenas em cada etapa do processo produtivo. Assim, sendo também o Valor Adicionado uma medida de geração de riqueza, as tabelas esquemáticas dos resultados apresentam diversas modalidades do Valor Adicionado em termos de variação anual, trimestral e, seguidamente, na estrutura setorial do referente agregado.

Vale salientar que os dados, ora divulgados, obedecem a uma uniformização metodológica adotada em todo o País, que foi desenvolvida em parceria com a Coordenação de Contas Nacionais (CONAC) do IBGE.