QUALIDADE DE VIDA

As estatísticas disponíveis no Anuário Estatístico do Ceará 2010 fornecem elementos que possibilitam o conhecimento de importantes aspectos socioeconômicos das condições de vida da população cearense, permitindo auxiliar na identificação de demandas para a implementação de políticas públicas e monitoramento do exercício pleno da cidadania.

Nessa perspectiva, encontram-se os indicadores da seção Qualidade de Vida, tendo em vista o viés sistêmico para retratar a realidade social no Estado do Ceará a partir da agregação de oito itens, que são mencionados a seguir: Educação; Saúde; Trabalho e Rendimento; Previdência e Assistência Social; Eleições e Representações de Classes; Justiça e Segurança Pública; Cultura e Índices de Desenvolvimento.

A seção Educação apresenta indicadores que retratam os dados de população por anos de estudos, estabelecimentos educacionais, números de docentes e discentes nas diversas categorias e dependência administrativa. Destacam-se, ainda, indicadores de resultados, como o taxa de escolarização, de evasão, de distorção idade-série, entre outros.

Na seção Saúde, destacam-se alguns indicadores, como a taxa de mortalidade infantil e a taxa de mortalidade materna. Na análise de políticas públicas aplicadas na área de saúde historicamente a taxa de mortalidade infantil tem sido utilizada como um dos principais indicadores para mensurar as condições de saúde de uma população, tornando-se importante à análise deste indicador. Também são disponibilizados dados referentes ao número de unidades, de leitos e de profissionais de saúde ligados ao SUS, assim como a incidência dos tipos de doença que mais ocorreram no Estado em 2009.

Com relação ao item Índice de Desenvolvimento o Anuário Estatístico 2010 apresenta quatro índices de desenvolvimento, sendo que três são calculados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e um é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que é o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Os outros três calculados pelo IPECE são: IDM - Índice de Desenvolvimento Municipal, o Índice de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O), o Índice de Desenvolvimento Social de Resultado (IDS-R).