CONTAS REGIONAIS

As informações referentes às Contas Regionais descrevem, primordialmente, o volume de riqueza produzido no Estado bem como sua evolução, estrutura e distribuição entre os municípios. Neste contexto, os indicadores sintetizam a economia do Ceará mediante um conjunto de informações que possibilitam tanto o conhecimento das características e transformações estruturais como o acompanhamento de sua evolução nos curtos e médios prazos.

Nesta seção, são apresentados dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. A análise do PIB representa um importante indicador no que concerne à evolução socioeconômica de um Estado, Região ou país, haja vista a possibilidade de mensurar a produção total do Estado num determinado período de tempo. Disponibiliza-se também estatísticas concernentes ao produto interno bruto per capita, ou seja, a produção total do Estado e dos municípios em termos de sua população total.

Outro dado importante e disponível é o Valor Adicionado (VA) a preços básicos, onde o cômputo do produto exclui o total de impostos, ou seja, a produção gerada apenas em cada etapa do processo produtivo, estando a informação disponível para os 184 municípios do Estado do Ceará.

Vale salientar que os dados, ora divulgados, obedecem a uma uniformização metodológica adotada em todo o País, que foi desenvolvida em parceria com a Coordenação de Contas Nacionais (CONAC) do IBGE.