ATIVIDADES ECONÔMICAS

No item Atividades Econômicas apresentam-se dados concernentes à Agropecuária, Indústria, Comércio, Comércio Exterior, Transportes, Comunicações, Turismo, Intermediários Financeiros, Administração Pública e Prestação de Serviços; possibilitando a análise dos três grandes setores da economia.

As estatísticas do setor agropecuário estão apresentadas em tabelas com dados estaduais e municipais, destacando-se a estrutura fundiária, área e produção dos principais produtos agrícolas e dados relativos à produção animal.

No tocante ao setor industrial, os indicadores disponíveis no Anuário Estatístico 2010 possibilitam um indicativo da expectativa de crescimento a curto e médio prazo da economia, já que os dados exibidos são ligados as variáveis que compõem o produto como, por exemplo, consumo e investimento (elementos propulsores de demanda interna) e exportações (elementos de demanda externa).

Em relação às variáveis de longo prazo, ligadas aos setores de infra-estrutura, os subitens transportes e comunicação podem servir de termômetro, em virtude de serem projetos de maior maturação.

Entretanto, é o setor de serviços que vêm refletindo as maiores transformações recentes e, de forma não diferente, também na economia cearense. O setor turístico, dada as condições litorâneas do Estado, sintetiza bem a dinâmica do setor. Nesse sentido, nota-se que as subseções Intermediários Financeiros, Administração Pública e Prestação de Serviços já refletem resultados mais modestos e positivo referente ao setor.

Por fim, são apresentados alguns mapas temáticos tendo em conta as diversas Atividades Econômicas do Estado do Ceará.