DEMOGRAFIA

A seção demografia apresenta os mais importantes temas para análise populacional no Estado do Ceará, pois tratam das questões ligadas à evolução da População, Famílias, Migração, Fecundidade, Natalidade, Obituário e Nupcialidade, além de indicadores relevantes, a exemplos da esperança de vida ao nascer e da densidade demográfica.

A subseção Família, do Anuário Estatístico do Ceará 2010 exibe dados relativos às famílias residentes em domicílios particulares e o valor do rendimento médio mensal por situação de domicílio. O anuário seleciona as principais informações coletadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD's) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Já o item População apresenta a população residente, por situação do domicilio e sexo, segundo os grupos de idade abrangendo os municípios e os distritos do Ceará, como também para os bairros de Fortaleza.

Com relação à Migração e a Fecundidade, o Anuário 2010 contém dados sobre a imigração para o Estado e da emigração para as demais Unidades da Federação, bem como a população feminina em idade fértil, segundo grupos etários e situação de domicílio, no Estado, acompanhado do número de filhos nascidos vivos e mortos tendo por fonte os dados das PNAD's.

Em termos de Políticas Públicas, dados sobre migrações, fecundidade, natalidade, obtuário e nupcialidade trabalhadas em conjunto e combinadas entre si, podem revelar um panorama geral do mercado de trabalho cearense, assim como também dos municípios, levando em consideração as suas particularidades e limitações.