DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Comércio

Nesta seção são apresentados dados sobre o comércio no Estado do Ceará e sua relação comercial com o exterior. As informações, para o período de 2007 a 2012, são oriundas da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Junta Comercia do Estado do Ceará (JUCEC), Clube dos Diretores Lojistas (CDL) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Inicialmente são contempladas as informações sobre as atividades comerciais cearenses, com dados sobre a quantidade de estabelecimentos comerciais, segundo os setores econômicos e os gêneros de atividades.

É mostrada também, a variação mensal do volume de vendas no varejo e sua acumulação, o movimento de constituição e extinção de empresas e o movimento do Serviço de Proteção ao Crédito em Fortaleza.

Por fim, as estatísticas do comércio exterior apresentam as quantidades e os valores das exportações e importações, segundo os produtos, países de destino/origem e blocos econômicos. As informações são desagregadas para a Região Metropolitana de Fortaleza e os maiores municípios exportadores e importadores.

 


Leia todo o estudo: