DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Índices de Desenvolvimento

Nesta seção estão o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) para anos de 2008 e 2010; os Índices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O) e de Resultado (IDS-R) relativos a 2007 e 2009; e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) referente aos anos de 2000 e 2010.

O IDM, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), é composto por um conjunto de 30 indicadores subdivididos em 4 grupos: Fisiográficos, Fundiários e Agrícolas; Demográficos e Econômicos; Infraestrutura de Apoio; e Sociais. A partir de indicadores foi construído um índice para cada um dos grupos, bem como um consolidado, permitindo fazer uma mensuração dos níveis de desenvolvimento alcançados pelos municípios do Ceará.

O IDS, também de elaboração do IPECE, mede a inclusão social através de um indicador síntese que reflete os resultados obtidos em cada município (IDS-R), e outro que afere o nível de oferta de serviços públicos na área social (IDS-O). Desta forma, o IDS possui uma dimensão de resultado, que identifica os objetivos finais que se chega em termos de inclusão, e a dimensão de oferta que define os meios (instrumentos) empregados pelo Governo para alcançar tais objetivos. O IDS-O e o IDS-R são subdivididos em quatro grupos: Educação; Saúde; Condições de Moradia; e Emprego e Renda. Os índices variam de 0 a 1 e possuem a seguinte classificação: 0,000 a 0,2999 (ruim); 0,3000 a 0,4999 (regular); 0,5000 a 0,6999 (bom); e 0,7000 a 1,0000 (ótimo). Através do estudo dos indicadores referentes a estas dimensões é possível determinar o que deve ser priorizado na alocação dos recursos públicos e avaliar se as metas gerais e específicas de inclusão social estão sendo cumpridas.

O IDH-M, de elaboração do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é inspirado no IDH, que foi construído originalmente para medir o desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, longevidade e renda. Para aferir o nível de desenvolvimento humano de municípios alguns indicadores são diferentes e mais apropriados para analisar as condições de núcleos sócias menores, embora meçam os mesmos fenômenos.

Leia todo o estudo: