DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Trabalho e Rendimento

Esta seção trata de informações sobre a ocupação da população cearense e seus rendimentos, envolvendo conceitos de população em idade ativa (PIA) e população economicamente ativa (PEA). Sendo a PIA dividida em população economicamente ativa e população não economicamente ativa.

São apresentadas tabelas com dados de pessoas em idade ativa, economicamente ativa e ocupadas para os anos de 2006 e 2011, por sexo, segundo grupo de idade, grupos de anos de estudo e classes de rendimento mensal.

Das pessoas economicamente ativas observada nas tabelas, ver-se que a maior parcela é de pessoas com 30 a 39 anos, que possuíam de 4 a 7 anos de estudo e que tinham rendimento mensal de mais de ½ a 1 salário mínimo.

Das pessoas ocupadas no Ceará, a maior parte pertence à atividade agrícola e em relação à posição da ocupação, a maioria é empregada com carteira assinada.

Segundo o Ministério do Trabalho, o Ceará obteve um saldo positivo de 46.026 em 2011 entre admissões e desligamentos no emprego. Em relação a 2006, o ano de 2011 alcançou uma queda na taxa de desemprego, com os maiores percentuais observados entre os meses de março e julho.

A partir dos dados fornecidos pelo IBGE, a última tabela mostra a população extremamente pobre, com rendimento mensal domiciliar per capita de até 70,00 reais, possuindo o Ceará 1.502.924 pessoas nessa condição.

Leia todo o estudo: