DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Educação

Esta seção trata de um indicador de fundamental importância para o desenvolvimento de uma região, pois este causa externalidade positiva aos demais indicadores sociais e econômicos. Assim, o tópico quatro contém informações educacionais do Ceará nos anos de 2006 e 2011.

As primeiras tabelas mostram o número de pessoas com 5 anos ou mais de idade alfabetizadas, por sexo e situação do domicílio, classificadas por grupos de idade. A partir dessas informações percebe-se que em 2011, 83,5% dessa população cearense era alfabetizada, sendo a maioria mulheres e moradores da zona urbana. Pode-se observar a partir da tabela 4.3, que houve uma queda na taxa de analfabetismo nesse mesmo período.

Para a população com 10 anos ou mais de idade, no ano de 2006, a maior porcentagem de pessoas tem de 4 a 7 anos de estudos (Ensino Fundamental I) e em 2011, o maior número é de pessoas com 11 a 14 anos de estudos (Ensino Médio).

É apresentado também, o total de estabelecimentos de ensino, número de docentes e matrículas iniciais, segundo dependência administrativa, bem como as taxas de escolarização e distorção no ensino fundamental e médio. O Ensino Superior no Estado, em 2010, possui 48 instituições e 556 cursos de graduação presenciais. As tabelas posteriores informam o número de matrículas, concluintes, vagas oferecidas, candidatos inscritos e ingressos por vestibular nos cursos de graduação no Ceará, nos anos de 2006 e 2010.

Leia todo o estudo: