QUALIDADE DE VIDA

O Anuário considera como qualidade de vida a união dos indicadores que representam Educação, Saúde, Trabalho e Rendimento, Previdência e Assistência Social, Eleições e Representações de Classes, Justiça e Segurança Pública, Cultura e Índices de Desenvolvimento.

Na subseção que trata da Educação são apresentados dados sobre educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial e ensino superior, além de alguns dados gerais agrupados. As fontes de informações foram a PNAD do IBGE, Sistema de Informações Educacionais da SEDUC - CE e o INEP.

Na saúde as informações apresentadas tem como base os dados produzidos pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

No item Previdência e Assistência Social o Anuário do Ceará traz informações a respeito do valor mensal arrecadado, quantidade e valor dos benefícios concedidos, emitidos, ativos e cessados, alem de serviços, projetos e programas assistenciais. Os dados apresentados foram fornecidos pelo INSS e pelo Anuário Estatísitico da Previdência Social.

Com relação ao item Índice de Desenvolvimento o Anuário trás quatro índices de desenvolvimento, sendo que três são calculados pelo IPECE e um é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que é o IDH-Índice de Desenvolvimento Humano. Os outros três calculados pelo Ipece são: IDM-Índice de Desenvolvimento Municipal, o Índice de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O), o Índice de Desenvolvimento Social de Resultado (IDS-R).