FISIOGRAFIA

A geografia física do Ceará contida no Anuário Estatístico do Ceará de 2007 representada na seção Fisiografia, esta dividida em cinco subseções, são elas: Posição e extensão do território, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Divisão Polico-Administrativa e Regional, características dos municípios e os Mapas.

Com relação à posição e extensão do território, os indicadores fisiográficos são representados por tabelas que mostram área e extensão, limites, pontos extremos e as distancias em linha reta entre Fortaleza e capitais do Brasil e dos municípios cearenses.

Os recursos Naturais e Meio Ambiente estão disponibilizados de forma a destacar as reservas de minerais, precipitação pluviométrica, solos, bacias hidrográficas, espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, áreas sujeitas a processo de desertificação e, finalmente, os grupos indígenas.

A subseção que trata da divisão político-administrativa e regional mostram importantes aspectos da evolução político-administrativa do Ceará e da Região Metropolitana de Fortaleza, bem como, as regionalizações e as divisões territoriais de várias espécies.

Na subseção mapas encontraremos os mapas temáticos que visam através de um contexto espacial representar as tabelas mostradas nas subseções que pertencem a seção Fisiografia.