Ativ. Econômicas
topo

Levando em conta a dinâmica das economias ao longo dos anos decorrente das variações tecnológicas, as Atividades Econômicas dos três principais setores da economia vêm apresentando mudanças na participação relativa na composição do produto.

O setor agropecuário, embora detenha uma modesta participação no produto, devido aos ganhos de produtividade do setor, apresenta um grande dinamismo visto a variabilidade de dados nas tabelas apresentadas referente a ele.

No setor industrial, as tabelas dão um indicativo da expectativa de crescimento a curto e médio prazo da economia, já que os dados apresentados são umbilicalmente ligados as variáveis que compõem o produto como, por exemplo, consumo e investimento (elementos propulsores de demanda interna) e exportações (elementos de demanda externa).

No que concerne as variáveis de longo prazo, ligadas aos setores de infra-estrutura, os subitens transportes e comunicação podem servir de termômetro haja vista serem projetos de maior maturação.

Entretanto, é o setor de serviços que vêm refletindo as maiores transformações recentes e, de forma não diferente, também na economia cearense. O setor turístico, dada as condições litorâneas do Estado, sintetiza bem a dinâmica do setor. Intermediários Financeiros, Administração Pública e Prestação de Serviços já refletem resultados mais modestos referente ao setor.

Por fim, alguns mapas temáticos são apresentados tendo em conta as diversas Atividades Econômicas do Estado.