As estatísticas no que concerne a qualidade de vida do Estado estão reunidas em seis itens, a saber: Educação; Saúde; Trabalho e Rendimento; Previdência e Assistência Social; Eleições e Representações de Classes; Justiça e Segurança Pública; Cultura e Índices de Desenvolvimento.

Dentre estes, podemos destacar como principais Saúde, Educação e os Índices de Desenvolvimento os quais podem auxiliar na identificação de demandas para a implementação de políticas públicas.

Sobre saúde, alguns indicadores, como a taxa de mortalidade infantil, mortalidade materna bem como alguns programas patrocinados pelo Governo do Estado vêm paulatinamente melhorando a qualidade de vida da população cearense, sobretudo das camadas mais carentes.

A educação, por sua vez, apesar da evolução dos indicativos no que tange ao crescimento do ensino superior, tem ainda apresentado deficiências na alfabetização da população em geral. Outras variáveis relevantes, como números de docentes e discentes nas diversas categorias, estão também disponibilizadas no Anuário de forma a se ter um panorama geral da situação educacional do Estado.

Quanto aos índices de desenvolvimento, destaque para o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), desenvolvido e calculado pelo IPECE, e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).