A infra-estrutura tem um papel fundamental na condução de Políticas Públicas haja vista ser esta uma condição necessária para a cidadania econômica, permitindo que todos tenham acesso a serviços básicos como a eletricidade, habitação e saneamento. Ao mesmo tempo, a ampliação da infra-estrutura promove a redução de custos, aumento da produtividade, aprimoramento da qualidade dos bens e serviços da estrutura produtiva e consolidação da integração regional.

Setores como Recursos Hídricos e de Energia, conjugados, são fundamentais na ampliação de uma estrutura produtiva, pois ofertam insumos básicos na produção de bens. Neste item, são apresentados alguns dados importantes para esses dois setores.

Cabe também ressaltar que saneamento e habitação são primordiais no melhoramento e ampliação da infra-estrutura levando em conta que os dois conjuntamente são medidas de bem estar da população em geral. As tabelas seguintes dão um panorama geral do acesso da população a esses bens.

Por sua vez, são apresentadas algumas tabelas referentes às rodovias, outro item de extrema relevância na ampliação da infra-estrutura devido sua interligação com outros setores como, por exemplo, transportes e turismo, fundamentais na dinâmica econômica do Estado.

Alguns mapas temáticos no que concerne à infra-estrutura são também apresentados.