DEMOGRAFIA

 

A seção Demografia apresenta os mais importantes temas para análise populacional no Estado do Ceará, pois tratam das questões ligadas à evolução da População, Famílias, Migração, Fecundidade, Natalidade, Mortalidade e Nupcialidade, além de Indicadores Demográficos.

A subseção População apresenta a população residente, por situação do domicilio, sexo e por grupos de idade, abrangendo os municípios e os distritos do Ceará, como também para os bairros de Fortaleza.

O item Família exibe dados relativos às famílias e pessoas residentes em domicílios particulares e o valor do rendimento médio mensal das famílias por situação de domicílio. As principais informações são coletadas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD's) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que auxiliam no estudo de famílias residentes no Estado do Ceará.

Com relação à Migração e a Fecundidade, serão apresentados dados sobre a imigração para o Estado e da emigração para as demais Unidades da Federação, assim como a população feminina em idade fértil, segundo grupos etários e situação de domicílio, no Estado, acompanhado do número de filhos nascidos vivos e mortos.

Já nas subseções Natalidade, Mortalidade e Nupcialidade as tabelas informarão o número de nascidos vivos ocorridos e registrados no ano, óbitos gerais e fetais ocorridos e registrados no ano, quantidade de casamentos, separações judiciais e divórcios, segundo os municípios.

Por fim, serão abordados os indicadores demográficos, tais como esperança de vida ao nascer, razão de sexo da população residente, densidade demográfica e taxa de urbanização. Posteriormente, a subseção Mapas demonstrará a espacialização de todos os indicadores dessa seção.