QUALIDADE DE VIDA
Os  indicadores da seção Qualidade de Vida procuram retratar a realidade social do  Estado do Ceará a partir da análise de diversos indicadores, resumidos em oito  subseções: Educação, Saúde, Trabalho e Rendimento, Previdência e Assistência  Social, Eleições e Representações de classes, Justiça e Segurança Pública,  Cultura e Índices de Desenvolvimento.  
A  primeira subseção apresenta dados sobre a situação Educacional da população  cearense, apresentando informações relacionadas aos ensinos fundamental, médio  e superior. A título de exemplo, uma das variáveis é o numero de pessoas  alfabetizadas, por situação do domicílio, sexo e segundo grupos de idade, para  o Ceará no período de 2012 a 2014.
                
Na  subseção Saúde, destacam-se alguns indicadores relativos a estabelecimentos de  saúde, leitos e profissionais da saúde. Serão demonstradas nas tabelas informações  como, taxa de mortalidade infantil e óbitos maternos, casos confirmados de  doenças, transplantes realizados e doações de sangue em Fortaleza. Na saúde, as  informações apresentadas têm como base os dados produzidos pela Secretaria da  Saúde do Estado do Ceará (SESA) e pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do  Ceará (HEMOCE).
                
O  terceiro item fornece informações referentes à Trabalho e Rendimento, dentre os  dados temos: o total de pessoas ocupadas, em idade ativa, economicamente ativa  e taxas de desemprego no Estado e municípios. A partir dos dados do Anuário  Estatístico da Previdência Social, INSS e Dataprev, a quarta seção apresenta os  valores mensais arrecadados pela Previdência Social nos Estado e municípios do  Ceará e posteriormente as quantidades e valores dos benefícios concedidos,  emitidos, ativos e cessados.
                
Nos itens relacionados a Eleições, Justiça e Segurança Pública, as tabelas informam a faixa etária, sexo e grau de instrução dos eleitores cearenses e a localização das zonas eleitorais. Posteriormente, são expostos dados relacionados ao sistema penitenciário e casos de acidentes de trânsito no Estado do Ceará.
Com relação ao item Índices de Desenvolvimento, o Anuário Estatístico apresenta quatro índices, sendo que três são calculados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e um é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que é o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Os outros três calculados pelo IPECE são: IDM - Índice de Desenvolvimento Municipal, o Índice de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O), o Índice de Desenvolvimento Social de Resultado (IDS-R).