ASPECTOS ECONÔMICOS

 

A seção Aspectos Econômicos aborda informações dos setores da economia cearense tais como: Contas Regionais, Agropecuária e Extração Vegetal, Indústria, Comércio, Transportes, Comunicações, Turismo, Intermediários Financeiros, Administração Pública, Prestação de Serviços e Índices, Preços e Custos seguido dos mapas com representação espacial dos indicadores.

Na seção, Contas Regionais são apresentadas as séries históricas do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará e o Valor Adicionado (VA) a preços básicos, onde o cômputo do produto exclui o total de impostos, ou seja, a produção gerada apenas em cada etapa do processo produtivo.

O setor agropecuário apresenta as estatísticas das atividades agropecuárias. As informações são apresentadas em tabelas com dados estaduais e municipais, destacando-se a estrutura fundiária, além da área e produção dos principais produtos agrícolas e de produção animal, abordando o valor dos financiamentos concedidos a produtores e cooperativos.

Já o setor referente ao comércio no Ceará, informará dados referentes ao comércio varejistas e atacadistas. O comércio exterior apresentará os resultados do saldo da balança comercial do Ceará e assim, as quantidades e valores das importações e exportações.

A seção de Aspectos Econômicos também ressaltará informações referentes a transporte e comunicação, apresentando os movimentos no setor aéreo de Fortaleza, nos portos, nas rodovias e ferrovias do Estado, a segunda parte se refere aos dados de serviços de correios, de telefonia fixa e quantidades de canais de radiofusão de som e imagem.

A partir de dados fornecidos pela Secretaria de Turismo, teremos nessa seção dados de demanda e oferta no setor turístico do Ceará via Fortaleza, o perfil da demanda, a movimentação turística na capital e no interior do Estado.

Serão ainda demonstrados dados referentes a intermediários financeiros, administração pública e empresas que prestam serviços.

E por fim, a seção Índices, Preços e Custos, que será voltada aos diversos Índices de Preços, apresentará o: Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E); Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) e Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), sendo esses dois últimos disponibilizados pela Fundação Getúlio Vargas. Já relacionado aos Preços e Custos, será apresentado o custo da cesta básica e de edificações habitacionais em Fortaleza.