QUALIDADE DE VIDA

Os indicadores da seção Qualidade de Vida, tendo em vista o viés sistêmico para retratar a realidade social no Estado do Ceará a partir da agregação dos itens a seguir. Sendo a última seção a demonstrará a espacialização dos mapas a partir dos dados apresentados.

A primeira subseção apresenta dados sobre a situação Educacional da população cearense sendo este um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento econômico de uma região, apresentando informações relacionadas aos ensinos fundamental, médio e superior.

Na seção Saúde, destacam-se alguns indicadores relativos a estabelecimentos de saúde, leitos e profissionais da saúde. Serão demonstradas nas tabelas seguintes informações como, taxa de mortalidade infantil e óbitos maternos, casos confirmados de doenças, transplantes realizados e doações de sangue em Fortaleza. Na saúde, as informações apresentadas nos indicadores têm como base os dados produzidos pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

O terceiro item fornece dados referentes à Trabalho e Rendimento, dentre os dados temos o total de pessoas ocupadas, em idade ativa, economicamente ativa e taxas de desemprego no Estado e municípios. A partir dos dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, INSS e Dataprev, a quarta seção apresenta os valores mensais arrecadados pela Previdência Social nos Estado e municípios do Ceará e posteriormente as quantidades e valores dos benefícios concedidos, emitidos, ativos e cessados.

Nos itens relacionados a Eleições, Justiça e Segurança Pública, as tabelas informam a faixa etária, sexo e grau de instrução dos eleitores cearenses e a localização das zonas eleitorais. Posteriormente os dados são relacionados o sistema penitenciário e casos de acidentes de trânsitos no Estado do Ceará.

Com relação ao item Índice de Desenvolvimento o Anuário Estatístico trás quatro índices de desenvolvimento, sendo que três são calculados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e um é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que é o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Os outros três calculados pelo IPECE são: IDM - Índice de Desenvolvimento Municipal, o Índice de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O), o Índice de Desenvolvimento Social de Resultado (IDS-R)