ÍNDICES, PREÇOS E CUSTOS

A apresentação da primeira seção será voltada aos diversos Índices de Preços, são eles: Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E); Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) e Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), sendo esses dois últimos disponibilizados pela Fundação Getúlio Vargas.

Considerando o reajuste salarial dos trabalhadores, o INPC é o índice mais indicado. O IPCA, por sua vez, é o índice oficial para o sistema de metas de inflação do Banco Central. Ambos estão a cargo do IBGE.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é responsável pelo cálculo do IGP-DI, o mais antigo no Brasil. Diferentemente apenas pelo período de referência, o Índice Geral de Preços de Mercado também estar a cargo da FGV, sendo ambos uma média aritmética de outros três índices (IPA, IPC e INCC).

Já o item relacionado aos Preços e Custos, será apresentado o custo da cesta básica e de edificações habitacionais em Fortaleza.