CONTAS REGIONAIS

Os dados referentes às Contas Regionais descrevem o volume de riqueza produzido no Estado bem como sua evolução, estrutura e distribuição entre os municípios. Neste contexto, os indicadores sintetizam a economia do Ceará mediante um conjunto de informações que possibilitam tanto o conhecimento das características e transformações estruturais como o acompanhamento de sua evolução nos curtos e médios prazos.

Nesta seção, são apresentadas séries históricas do Produto Interno Bruto do Ceará (PIB). A análise do PIB representa um importante indicador no que concerne a evolução socioeconômica de um Estado, Região ou país haja vista mensurar a produção total do Estado em determinado período de tempo. Ressalta-se ainda que a mesma série está disponível em termos de produto per capita, ou seja, a produção total do Estado em termos de sua população total.

Outra referência importante disponível é o Valor Adicionado (VA) a preços básicos, valores que excluem os impostos, por setor e atividades econômicas.

Vale salientar que os dados, ora divulgados, obedecem a uma uniformização metodológica adotada em todo o País, que foi desenvolvida em parceria com a Coordenação de Contas Nacionais (CONAC) do IBGE.