Adutora - Canal ou tubulação para a condução das águas de uma fonte para um reservatório.




Barragem - Construção feita para conter e regular um curso de água, permitindo que se forme um reservatório hídrico passível de ser utilizado para diversos fins.

Benefícios ativos - São os que efetivamente geram pagamentos mensais ao beneficiário e, em conjunto com os suspensos, compõem o estoque de benefícios do sistema previdenciário.

Benefícios concedidos - São aqueles liberados para pagamento, ou seja, o fluxo de entrada de novos benefícios no cadastro mantido pela DATAPREV.

Benefícios emitidos - São os créditos emitidos para pagamento dos benefícios de prestação continuada que estão ativos nos cadastros mantidos pela DATAPREV, ou seja, incorporam apenas aqueles que efetivamente estão sendo encaminhados para os órgãos pagadores (rede bancária e ECT).

Demanda turística – É o número total de turistas que viajaram para o Ceará via Fortaleza em determinado período.

Densidade demográfica- é É a razão entre a população e a área de um determinado espaço geográfico.

Despesa orçamentária – É aquela que depende de autorização legislativa para ser realizada e que não pode ser efetivada sem a existência de crédito orçamentário que a corresponda suficientemente

Economias de água e esgoto - Prédio ou subdivisão de um prédio, com ocupações comprovadamente independentes entre si, que utilizam uma única instalação de abastecimento de água e/ou esgotos.

Esperança de vida ao nascer – Número médio de anos que um recém-nascido esperaria viver se estivesse sujeito a uma lei de mortalidade observada em dada população durante um dado período.

Idade mediana – Corresponde ao ponto central da distribuição de idades, dividindo-a em duas partes iguais, ou seja, a metade da população tem idade inferior e superior à idade mediana.







Ligações ativas de água e esgoto - São as ligações onde são prestados regularmente, serviços de abastecimento de água e/ou coleta de esgotos sanitários.





Navegação de cabotagem - É a navegação realizada Porto a Porto no próprio país.

Navegação de longo curso - É a navegação realizada com o Comércio Internacional, ou seja, Navegação externa.

Pessoas desocupadas - São as pessoas sem trabalho na semana de referência da pesquisa, mas que tomaram alguma providência efetiva na procura de trabalho.

Pessoas ocupadas - São as pessoas que, no período de referência da pesquisa, estavam trabalhando ou tinham trabalho.

Pessoas na força de trabalho - São as pessoas ocupadas e as pessoas desocupadas no período de referência da pesquisa.

Produto interno bruto (PIB) - Representa o total de bens e serviços finais produzidos pelos agentes econômicos residentes em uma dada economia em determinado tempo (geralmente um ano).

Razão de dependência - Razão entre a população considerada inativa (0 a 14 anos de idade e 65 anos e mais de idade) e a população potencialmente ativa (15 a 64 anos de idade).

Razão de sexo - Razão entre o número de homens e o número e mulheres em uma população. Representa o número de homens para cada 100 mulheres.

Receita orçamentária - Constitui o recurso necessário para as aplicações (despesas) programadas pelo governo, advindo de Receitas Correntes (tributária, contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, serviços, transferências e outras) e de Receitas de Capital (operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferências e outras). Representa as entradas no tesouro estadual.

Taxa de abandono - Indica o percentual de alunos matriculados na etapa de ensino que deixam de frequentar a escola durante o período letivo. Representa a condição do aluno que deixou de frequentar a escola durante o andamento do ano letivo, mas volta a se matricular no ano seguinte, diferente da "evasão escolar", quando o aluno não retorna no período letivo subsequente.

Taxa de analfabetismo - Relação entre as pessoas analfabetas de um grupo etário e o total de pessoas do mesmo grupo etário.

Taxa de aprovação - Relação entre o número de alunos aprovados e o total de matrículas iniciais.

Taxa de desocupação – Percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho.

Taxa de distorção série/idade – Relação entre o número de alunos matriculados na idade ideal em determinada série e o total de alunos matriculados na mesma série, em cada nível de ensino.

Taxa de escolarização bruta - Relação entre o número de matrículas de determinado nível de ensino e a população em idade adequada ao mesmo nível de ensino.

Taxa de escolarização líquida - Relação entre o número de matrículas na faixa etária adequada a determinado nível de ensino e a população dessa mesma faixa etária.

Taxa média geométrica de crescimento anual - Percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado.

Taxa de mortalidade infantil – Coeficiente que relaciona o número de óbitos de menores de 1 ano de idade e o número de nascidos vivos nesse mesmo período.

Taxa de participação - Percentual de pessoas na força de trabalho em relação às pessoas em idade de trabalhar.

Taxa de reprovação – Relação entre o número de alunos reprovados e o total de matrículas iniciais em determinado nível de ensino.

Taxa de urbanização – É a percentagem da população urbana em relação à população total de uma dada região.

Unidades fitoecológicas - Correspondem a espaços de predominância de uma composição florística de determinados gêneros e formas biológicas, definidos a partir das relações integradas da vegetação com ambientes de relativa homogeneidade climática, pedológica e geomorfológica.

Unidades geoambientais - São domínios naturais e paisagísticos resultantes da interação de diversos componentes físico-naturais, como clima, solo, vegetação, relevo.

Valor adicionado bruto (VAB) - É o valor que a atividade agrega aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo. É a contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades.