CARACTERIZAÇÃO TERRITORIAL

Características Geográficas, Recursos Naturais e Meio Ambiente

O Estado do Ceará possui uma área total de 148.886,3 km², situando-se na Região Nordeste do Brasil, tendo como Estados limítrofes o Piauí a Oeste, o Rio Grande do Norte e a Paraíba a Leste, Pernambuco ao Sul e o Oceano Atlântico ao Norte. Possui localização estratégica devido sua proximidade com a Europa, América do Norte e ainda com o Continente Africano, garantindo grande fluxo turístico internacional e boas condições para o desenvolvimento do comércio exterior.

No tocante a divisão político-administrativa, o Ceará é composto por 184 municípios e 14 Regiões de Planejamento, destacando-se as Regiões Metropolitanas de Fortaleza, do Cariri e de Sobral, constituídas de 19, 9 e 18 municípios, respectivamente.

O clima predominante no estado é o Tropical Quente Semiárido, abrangendo 98 (53%) das 184 sedes municipais. Esse tipo climático possui características de escassez e irregularidade pluviométrica associado a altas taxas de evapotranspiração, condições tornam o estado susceptível ao fenômeno das secas.

Os recursos hídricos apresentam-se, em sua maioria, insuficientes e intermitentes, exibindo níveis comprometedores de poluição, decorrentes principalmente dos grandes centros urbanos, das indústrias e do uso de técnicas agrícolas rudimentares.

Os solos preponderantes no território cearense são os Neossolos e os Argissolos, cobrindo 36% e 25% da área do estado, respectivamente. Em geral, as condições edáficas no Ceará são frágeis com solos de pouca profundidade, deficiência hídrica e, principalmente, vulnerabilidade à erosão. Esses solos, associados às severas condições climáticas, exigem maiores cuidados na exploração dos recursos naturais, sendo a implantação de unidades de conservação a forma mais eficiente de proteção/preservação desses recursos. No estado encontram-se implantadas 69 unidades de conservação (Federais, Estaduais, Municipais e Particulares).

O Ceará apresenta grande diversidade paisagística em suas unidades geoambientais. As superfícies sertanejas submetidas à semiaridez apresentam predominância da vegetação da caatinga, já as regiões serranas como o Pico Alto de Guaramiranga (1.112m) e o Pico da Serra Branca (1.154m) possuem condições edáficas e climáticas melhores e podem ser classificadas como paisagens de exceção no contexto do semiárido. Há ainda as paisagens litorâneas, com ocorrência de dunas e mangues, que detêm temperaturas mais amenas e maiores índices pluviométricos.

As Tabelas e Mapas exibidos a seguir trazem as informações sobre as Características Geográficas, os Recursos Naturais e o Meio Ambiente do Estado do Ceará.



Leia todo o estudo: