Economia do Ceará em Debate

Em sua décima sétima edição o Encontro "Economia do Ceará em Debate", realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE, promove evento aberto para estudantes, pesquisadores, políticos, empresários e demais interessados em debater perspectivas econômicas e sociais do Estado.

Em virtude da pandemia de proporções globais da Covid-19 e da necessidade de manutenção de medidas de distanciamento social, o XVII Encontro "Economia do Ceará em Debate" ocorrerá integralmente de forma virtual, com apresentações de artigos realizadas por meio de plataformas digitais.

DATA DO EVENTO: 30 DE NOVEMBRO DE 2021





I - Objetivo do Encontro:
Dar oportunidade para que estudiosos possam discutir os principais desafios da economia cearense, bem como possibilitar às autoridades públicas responsáveis pelo desenvolvimento do Estado, conhecer ideias inovadoras sobre as ações que têm efeitos diretos sobre a economia e a sociedade cearense.

II - Áreas Contempladas pelo Evento:
De forma a cobrir os principais temas de pesquisa em economia com foco no estado do Ceará, o evento está organizado em quatro grandes áreas da seguinte forma:

  • Área 1 – Teoria Econômica e Aplicada
    Subáreas:
    Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças, Economia Internacional, Microeconomia, Métodos Quantitativos e Finanças, Economia Industrial e da Tecnologia, Crescimento Econômico.

  • Área 2 – Economia Social
    Subáreas:
    Desenvolvimento Econômico e Instituições, Economia da Saúde, Economia do Trabalho, Pobreza e Desigualdade, Bem-estar Econômico, Planejamento Econômico.

  • Área 3 –História e Geografia Econômica
    Subáreas:
    Escolas do Pensamento Econômico, Metodologia e Economia Política, História Econômica, Economia Regional e Urbana, Economia Agrícola e do Meio Ambiente, Planejamento Territorial e Dinâmica da Produção do Espaço, Análise Ambiental e Gestão dos Recursos Naturais, Geoprocessamento e Análise Espacial.

  • Área 4 - Setor Público
    Subáreas:
    Economia do Setor Público, Gestão Pública e Finanças Públicas.
III - Submissão de Artigos: Prorrogada data para a submissão de artigos. A submissão pode ser realizada de 07/10/21 a 12/11/21. Enviar para o e-mail: encontro@ipece.ce.gov.br.

IV - Resultado dos Trabalhos Aprovados Selecionados:

Os trabalhos apresentados no XVII Encontro Economia do Ceará em Debate serão divulgados em Anais Eletrônicos disponibilizados a partir de 23/11/2021 neste site.

V - Regulamento:


imagem dos patroinadores e apoiadores do evento