5 - Atividades Econômicas


5.4 - Turismo

O turismo para o Ceará constitui-se em uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no Estado gerando emprego, renda e trazendo à inclusão social, melhorando desta forma a vida da população cearense. Os atrativos turísticos no Estado são muito diversificados citando-se, por exemplo, os atrativos naturais, históricos, arqueológicos, religiosos, entre outros.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) no ano de 2012 o Ceará recebeu 2.995.024 turistas via Fortaleza, um incremento de 11,27% quando comparado ao ano de 2010. Os meses de Janeiro, Julho e Dezembro são historicamente os que mais recebem turistas no Estado. Para o ano de 2012, estes meses juntos corresponderam a aproximadamente 34,6% do total de turistas. Cerca de 92% das pessoas que visitaram o Ceará no ano de 2012 foram provenientes do chamado turismo interno, ou seja, 2.761.413 visitantes vieram dos diversos Estados brasileiros.

Quanto à infraestrutura, a cidade de Fortaleza dispõe de 207 estabelecimentos, sendo 102 hotéis, 75 pousadas e 30 estabelecimentos de outros tipos. O mapa temático representando o número de estabelecimentos permite a análise da distribuição espacial deste indicador para os municípios cearenses, verificando-se uma maior concentração na região metropolitana de Fortaleza, notadamente na capital cearense. Destacam-se também em termos de número de estabelecimentos os municípios Jijoca de Jericoacoara, Aracati, Juazeiro do Norte, Trairi e Caucaia.

No que tange a oferta de leitos de hospedagem o Ceará registrou um valor de 67.607 leitos em 2012, estando 38% deles localizados em Fortaleza. O mapa temático referente ao número de leitos por municípios permite a leitura da distribuição geográfica deste indicador no território cearense.

• Mapas Temáticos - Turismo