Apresentação


Com o lançamento do Ceará em Mapas, no ano de 2007, o IPECE dá continuidade em sua missão de realizar estudos e disponibilizar indicadores socioeconômicos e geográficos sobre o Estado do Ceará.

O Ceará em Mapas é composto de informações georreferenciadas e espacializadas na forma de mapas temáticos para os 184 municípios cearenses, sendo as mesmas atualizadas anualmente. O site aborda aspectos ligados divisão político-administrativa, características geoambientais, demografia, infraestrutura e socioeconomia, permitindo o conhecimento e também o aprofundamento da análise sobre os mais variados aspectos da realidade cearense.

Ressalta-se que a partir da análise de indicadores pode-se monitorar, avaliar e aperfeiçoar o planejamento governamental, sendo eles bastante úteis para nortear projetos, programas e ações, auxiliando a elaboração, acompanhamento, diagnóstico e avaliação das políticas públicas, na perspectiva de contribuir para a melhora da qualidade de vida da população cearense.

Através da elaboração de mapas temáticos insere-se o fator localização na análise dos indicadores, uma vez que o conhecimento e informações sobre o lugar aumentam o número de acertos na tomada de decisão.

A partir dos mapas temáticos elaborados no Ceará em Mapas podem-se estabelecer, por exemplo, comparações entre os municípios, identificar os que estão em melhores ou piores situações para determinado indicador estudado, avaliar a presença de agrupamentos de municípios com índices similares, assim como efetuar uma comparação espaço-temporal para determinado indicador.

Ressalta-se que também foram elaborados textos analíticos que descrevem sucintamente cada aspecto mapeado, não se esgotando nestes textos as diversas análises que podem ser realizadas a partir da interpretação dos mapas temáticos, mas realizando-se apenas uma breve introdução sobre cada aspecto do Ceará mapeado neste trabalho.

Por fim, desejamos expressar nossos agradecimentos às diversas instituições que forneceram a base de dados que foi utilizada para a elaboração deste estudo. Nosso obrigado a todos.

Equipe técnica
GEGIN