3 - Indicadores Sociais


3.4 - Educação

A educação constitui-se num dos elementos mais importantes para o desenvolvimento econômico de um país ou região. A mesma tem por finalidade preparar o cidadão para o exercício do trabalho e da cidadania. A formação do cidadão para a vida tem no processo educativo, formal e informal, o elemento chave para alcançar plenamente este objetivo. Dessa forma, é importante à análise de indicadores educacionais.

Neste sentido, mapeou-se uma série de indicadores educacionais permitindo-se analisar suas distribuições espaciais no território cearense. Os indicadores foram agrupados em cinco tópicos, a saber: Taxa de Analfabetismo; Ensino Fundamental; Ensino Médio e Ensino Superior.

A taxa de Analfabetismo no Estado do Ceará diminuiu 29,1% durante o período 2000/2010, saindo de 26,5% em 2000 para 18,8% no ano 2010. Apesar desta significativa redução, o Estado ainda necessita melhorar seu desempenho para poder se aproximar da média nacional que ficou situada em 9,6% no ano 2010. Ressalta-se que o combate ao analfabetismo é muito importante, pois o conhecimento da leitura e da escrita são requisitos indispensáveis para o exercício da cidadania.

No ano de 2010, o município com a menor taxa de analfabetismo foi Fortaleza com 6,9%, inclusive inferior à média nacional. O segundo município com menor percentual de analfabetismo foi Pacatuba (9,4%), seguido dos municípios de Maracanaú (9,7%), Caucaia (12,9%) e Eusébio (13,5%). Em contrapartida, os municípios de Salitre (39,9%), Granja (38,6%), Coreaú (36,8%), Quixelô (36,8%) e Uruoca (36,5%) alcançaram os maiores valores. Desta forma, indicam-se estes municípios como prioritários para a aplicação de políticas públicas voltadas ao combate do analfabetismo.

No ano de 2010, o número de estabelecimentos do ensino fundamental chegou a 7.431, sendo 1 federal, 326 estaduais, 5.704 municipais e 1.400 particulares. Em relação ao ensino médio, este valor foi igual a 850 estabelecimentos, sendo 7 federais, 551 estaduais, 3 municipais e 289 particulares.

A matricula inicial no ensino fundamental alcançou um número igual a 1.481.737, sendo de 411.109 o número de matriculas iniciais no ensino médio. Os mapas temáticos do número de matriculas iniciais no ensino fundamental e médio exibem a distribuição espacial destes indicadores para os municípios cearenses.

Em relação aos indicadores de resultados referentes ao ano de 2010 para o ensino fundamental no Estado do Ceará, a taxa de escolarização líquida foi igual a 91,4%, a taxa de alunos aprovados foi de 82,2%, a taxa de alunos reprovados alcançou o valor de 9,5% e a taxa de abandono chegou ao valor de 2,9%.

Quanto ao ensino médio, os indicadores de resultados referentes ao ano de 2010 para o Estado do Ceará registraram os seguintes valores: A taxa de escolarização líquida obteve um percentual igual a 47,8%, a taxa de alunos aprovados foi de 82,2%, a taxa de alunos reprovados registrou o valor de 7,2% e a taxa de abandono alcançou 10,6%.

Por fim, comenta-se sobre a taxa de distorção idade-série, a qual é utilizada para medir a proporção de alunos com idade superior à adequada em cada série. No ensino fundamental esta taxa alcançou o valor de 6,69% para o Ceará no ano de 2010, obtendo o percentual de 13,3% para o ensino médio.

Ressalta-se que os mapas temáticos elaborados permitem a comparação para cada taxa citada anteriormente em nível municipal, avaliando-se a distribuição territorial dos indicadores, gerando assim subsídios para o planejamento educacional, pois o avanço dos indicadores de resultado deve ser uma meta a ser perseguida dado que os mesmos cooperam positivamente para a melhoria da educação, contribuindo para a redução do analfabetismo e aumentando o nível de instrução da população cearense.

No último tópico, referente ao ensino superior, foi mapeada taxa de frequência líquida ao ensino superior, sendo as informações referentes aos anos de 1991, 2000 e 2010. Os mapas temáticos referentes a este indicador permitem a análise temporal para os municípios do Estado.

• Mapas Temáticos - Educação