A elaboração das contas regionais, para o Estado do Ceará, constitui responsabilidade do IPECE, e tem por objetivo mensurar o volume de riqueza produzido no Estado, sua evolução, estrutura e distribuição entre os municípios.

Os dados ora divulgados, obedecem a uma uniformização metodológica adotada em todo o País. Trata-se de trabalho em parceria com o Departamento de Contas Nacionais do IBGE e faz parte de um projeto maior, cujo objetivo é homogeneizar a estimativa do Produto Interno Bruto por unidade da federação, calculado pelos órgãos estaduais de pesquisa, e compatibilizado com o cálculo do PIB nacional, estimado pelo IBGE.

A atual metodologia segue, basicamente, as recomendações das Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional, Comissão das Comunidades Européias, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e Banco Mundial.

A finalidade, nessa uniformização metodológica, é produzir dados com mais qualidade, melhorar a análise da economia regional, sua evolução, e permitir uma análise comparável entre as unidades da federação.
As informações apresentadas neste capítulo, referem-se ao produto interno bruto total, per capita e a composição setorial.