Contas Regionais

O IPECE é o órgão responsável pela a elaboração das Contas Regionais do Ceará, e objetiva mensurar o volume de riqueza produzido no Estado, sua evolução, estrutura e distribuição entre os municípios.

Neste contexto, os indicadores de Contas Regionais sintetizam a economia do Estado do Ceará mediante um conjunto de informações que possibilitam tanto o conhecimento das características e transformações estruturais como o acompanhamento de sua evolução nos curtos e médios prazos.

Neste capítulo encontram-se os resultados da série 1985-2002, na forma de Valor Adicionado (VA) a preços básicos, valores que excluem os impostos, para cada setor e atividades econômicas e o Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, já com a inclusão dos impostos. Com base no Valor Adicionado é mostrada a estrutura setorial dos três grandes setores da economia: agropecuária, indústria e serviços, para a mesma série, 1985-2002.

Outra forma de apresentação do PIB cearense consiste na distribuição do PIB Estadual pelos 184 municípios, mediante metodologia desenvolvida em parceria com todas as unidades da federação, também, sob a coordenação do IBGE.

Vale salientar que os dados, ora divulgados, obedecem a uma uniformização metodológica adotada em todo o País, que foi desenvolvida em parceria com a Coordenação de Contas Nacionais (CONAC) do IBGE. Como para o PIB Total do Estado, há uma defasagem de divulgação de, aproximadamente, dois anos, a equipe técnica do IPECE desenvolveu uma metodologia de acompanhamento de curto prazo da economia cearense, representada pelo PIB Trimestral, cujos resultados estão disponíveis em tabelas com taxas de crescimento trimestrais para os anos de 2002-2004.